Pesquisar os conteudos dentro deste Blog!!!

Horário!

sábado, 31 de outubro de 2009

Casa de Cultura Hermann Müller e Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro João Carrão (Americana)




Localizada na antiga casa da Família Müller, a Casa de Cultura, vinculada a Secretaria de Educação e Cultura, tem como objetivo fomentar a produção cultural, oferecendo a população um espaço de lazer e atividades. O local é um recanto de rara beleza natural que chegou ao apogeu de seu desenvolvimento têxtil, arquitetônico e paisagístico, sob a administração de família Müller. Estes proprietários, de origem alemã, transportaram para a localidade toda a concepção de urbanização baseada num estilo que se materializou nas edificações das fábricas, residências patronais, hotéis, escolas, cooperativas e moradias dos operários. Carioba oferecia inúmeras possibilidades de educação e lazer em meio a uma intensa participação cultural. Por várias décadas o bairro foi o centro da atividade têxtil, até que em meados de 1940 o setor começou a se difundir em Villa Americana. As pessoas que nasceram em Carioba se empenharam pela preservação do conjunto arquitetônico, mas, durante a década de 1980, após o pedido de tombamento junto ao Condephaat ter sido arquivado, Carioba teve grande parte de seus prédios demolidos, principalmente as construções operárias. O acervo remanescente é hoje de propriedade do poder público.
Endereço: Avenida Carioba, 2001 – Bairro Carioba
Americana - SP
Telefone:+55 (19) 3462-6048
E-mail: casahermann@americana.sp.gov.br
Horário de Funcionamento : Terça-feira a Sexta-feira das 9h às 17 horários.
Sábado das 9h às 16h e aos Domingo das 10h às 16 horários.


Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro João Carrão


O Museu encontra-se na sede da antiga fazenda Salto Grande, um prédio do século XVIII, construído em taipa de pilão, com estrutura e fundações em madeira de lei, em estilo colonial mineiro, uma das mais antigas construções de toda região. Localizado na confluência dos rios Atibaia e Jaguari, o museu abriga um acervo diversifiado, formado por fotografias, mapas, objetos históricos, máquinas, mobiliário, instrumentos de tortura usados pelos capatazes para castigar os negros que trabalhavam na fazenda, e outros objetos, sempre buscando contar um pouco da história da consolidação da cidade, de seu povo e dos períodos históricos que ela presenciou. Ao lado do prédio localizava-se a senzala dos escravos, que desabou durante uma tempestade que atingiu a região. O prédio é tombado pelo Condephaat desde 1982, e no momento está fechado para restauração.






quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro João Carrão (Americana)

Museu de Arte Contemporânea (MAC)


Museu de Arte Contemporânea (MAC): Fundado no ano de 1978, localiza-se no prédio anexo à Biblioteca Municipal. O acervo do MAC é composto por cerca de 260 obras de artistas modernos contemporâneos entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias e instalações. No local há exposições de artistas locais e de outras cidades. Promove mostras periódicas de seu acervo, bem como de artistas contemporâneos de todo o país, além de palestras, oficinas e workshops de artes. Possui também uma biblioteca que atende estudantes, artistas e demais interessados em artes plásticas. Realiza anualmente um concurso de âmbito nacional, o "Prêmio Revelação de Artes Plásticas" que premia a produção de artistas jovens. O Museu de Arte Contemporânea de Americana tem oferecido de forma gratuita, desde o ano 2000 o atendimento didático aos alunos das escolas que tenham interesse em visitar as exposições realizadas.
Endereço: Rua: Das Palmeiras, nº 8- Jardim São Paulo

Americana - SP - CEP:13468-030
Telefone: +55 (19) 3408-8034
E-mail: mac@americana.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: Terça a sexta das 11h às 19 horários.
Sábados das 9h às 16 horários.





quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Teatro de Arena Elis Regina e Teatro Municipal Lulu Benencase (Americana)

Teatro de Arena Elis Regina



Construído em 1981, o teatro que outrora foi palco de apresentações de vários artistas, permaneceu por mais de uma década em total abandono, tornando-se ponto de prostituição e uso de drogas. Em 2000 iniciaram-se as obras de reforma, que por motivos financeiros só foram concluídas quatro anos depois, sendo reinaugurado em 22 de setembro de 2004. A intenção dos engenheiros com o projeto de remodulação do teatro era dar a idéia de um circo, um local de espetáculos alegre e de múltiplas atividades. Para tal o teatro foi coberto com uma lona branca em arco, que trouxe uma característica ímpar, além de um tom de leveza e brancura. O teatro oferece 1100 cadeiras na platéia coberta, 02 camarins e amplo estacionamento.
Endereço: Rua Piauí, 1080 - Jardim Colina
Americana - SP
Telefone: +55 (19)3462-7395
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8 às 17h00. Sábados e domingos mediante programação.


Teatro Municipal Lulu Benencase




Inaugurado no ano de 1988, o Teatro Municipal ocupa o prédio do antigo "Cine Brasil", que por décadas foi um dos principais pontos de encontro dos jovens americanenses. Desde sua inauguração tem abrigado grandes apresentações culturais como espetáculos e festivais de teatro, dança e música, além de atividades de cunho social e projetos de valorização das artes por artistas da cidade e região. Depois de pesquisarem a melhor locação em cidades de todo o Brasil, os produtores do filme "Por Trás do Pano" (Brasil, 1999, com Denise Fraga) decidiram pelo Teatro "Lulu Benencase" porque a sala possui as características típicas de um teatro tradicional, despertando no imaginário do público a paixão por esta expressão artística. O teatro tem capacidade para 824 lugares.
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 696  - Jardim Girassol
Americana - SP - CEP: 13465-670
Telefone: +55 (19) 3461-3045
Horário de funcionamento: Varia conforme a programação.




terça-feira, 27 de outubro de 2009

Matriz da Nova Igreja de Santo Antônio (Americana)




Os cerca de três milhões de tijolos, 30 metros de largura, 80 metros de comprimento, 22 metros de altura na nave central, 50 metros de cúpula e 42 metros de piso, revelam a imponência da Matriz. Além desta gigantesca estrutura arquitetônica em estilo neoclássico, a igreja guarda um rico patrimônio de arte sacra. Suas paredes e teto têm pinturas que são verdadeiras obras de arte, pintadas pelos irmãos Pedro e Uldorico Gentilli. Pedro Gentilli começou a trabalhar em 1961 e acabou morrendo envenenado pela tinta que usava em 8 de agosto de 1968. Adoeceu quando pintava o quadro da morte de São José, que foi mantido inacabado. A obra da pintura da igreja continuou com seu irmão Uldorico Gentilli, que terminou o trabalho em 1972. Além da pintura, esculpiu doze imagens para o lado externo da cúpula. Destas imagens, oito medem 3,4 metros de altura e quatro medem 2,40 metros. As figuras foram modeladas em barro e depois fundidas em cimento. Mais tarde, em 1959, foi instalado em cima da cúpula uma imagem de Santo Antonio com 4,10 metros de altura, junto com os sinos. De cada janela foi feito um vitral com um dos dez mandamentos, feitos por diversos artistas, seguindo as imagens bíblicas, já selecionadas pelo monsenhor Nazareno Maggi. A pintura foi feita em vidros importados da Alemanha, que foram cozidos no fogo. A igreja tornou-se um dos principais pontos turísticos da cidade. Está em andamento o projeto de transformação da igreja em Basílica.
A igreja se encontra aberta todos os meses do ano e todos os dias da semana com os horários: 07h00 as 11h30; 12h30 as 16h30 e das 18h30 as 20h30. Como está próxima a área central, há nas proximidades estruturas para alimentação.
Endereço: Praça Pio XII - S/Nº -  Centro 
Americana - SP - CEP:13465527
Telefone: +55 (19) 3461-5126

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Parque Ecológico Municipal de Americana

O Parque Ecológico Municipal de Americana "Cid Almeida Franco", foi inaugurado em 12 de outubro de 1984. Está localizado no final da Avenida Brasil, com uma área de 120 mil metros quadrados.O Parque Ecológico de Americana é um dos mais bem estruturados zoológicos do estado de São Paulo. Atualmente uma das grandes finalidades do parque é utilizar os animais mantidos em cativeiro na realização de trabalhos de educação ambiental, evidenciando a grande responsabilidade da humanidade na sobrevivência das espécies animais e vegetais.Atualmente o Parque Ecológico de Americana conta com um plantel de aproximadamente 500 animais (entre répteis, aves e mamíferos) de 100 espécies diferentes, sendo que mais de 80% deles pertecem a fauna brasileira. Muitos deles estão ameaçados de extinção, o que mostra a preocupação com o estudo e a conservação dos animais brasileiros.Além dos animais em cativeiro que recebem cuidados especiais (com recintos elaborados e alimentação específica), a área do Parque Ecológico recebe inúmeras espécies de aves livres e comuns na cidade, que encontram condições ambientais para sua sobrevivência. O número de visitantes tem sido cerca de 500 mil por ano.
Avenida Brasil, 2525 – Jardim Ipiranga

Americana (SP) – CEP: 13465-000
Telefone: (19) 3406-2075 – NEA: (19) 3461-7503



domingo, 25 de outubro de 2009

Orquestra Sinfônica e Banda Municipal (Americana)



Criada em 1987 ainda como Orquestra de Câmara ela reunia pouco mais de 10 músicos com repertório voltado para o clássico e a música barroca. Mantida totalmente pela Prefeitura Municipal, se tornou Sinfônica em 1997, com a contratação de mais músicos completando os naipes de cordas, sopro de madeira e metal. Fazem parte da orquestra 44 músicos profissionais. A orquestra desenvolvende vários trabalhos que visam a valorização e a aproximação do público com a música sinfônica. Destaca-se o "Encontro com a Sinfônica", dedicado as crianças e jovens que têm oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma orquestra, os instrumentos musicais e o seu repertório. O Movimento Corais tem oferecido a oportunidade de participação dos vários corais existentes na cidade em concertos com a própria orquestra. Os concertos Clássicos são dedicados a execução das obras dos grandes mestres da música sinfônica. A orquestra também gravou um CD com a dupla Sá & Guanabira. Recentemente, foi lançado o segundo CD intitulado "Caipira Clássico" onde, em parceria com os violinistas Paulinho Nogueira e Laércio Ilhabela, recria alguns clássicos da verdadeira música caipira brasileira em arranjos sinfônicos. A Banda Municipal "Monsenhor Nazareno Maggi" foi fundada em novembro de 1973, e tem uma importante trajetória cultural de valorização da música de boa qualidade, com apresentações e participações em festivais, além de colecionar vários prêmios em concursos por todo o Brasil e revelar novos talentos.

sábado, 24 de outubro de 2009

Estação Ferroviária de Americana




Funciona no antigo prédio da Estação Ferroviária de Americana, fundado em agosto de 1875 e que foi doado pela Fepasa para a Prefeitura Municipal. Com o fim do transporte ferroviário de passageiros, a estação foi entrando num processo de degradação que culminou na transformação do prédio em moradia de mendigos, menores e usuários de drogas, que inclusive a utilizavam como banheiro. Além do incômodo cheiro de urina, a estação atraía animais peçonhentos devido ao mato alto nos trilhos. Esta situação estendeu-se até 2004 quando foi restaurada e finalmente reinaugurada, no dia 22 de dezembro. Desde então nomeada como "Estação Cultural" está abrigando projetos da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, como o Raízes e o Arte na Praça. O espaço conta ainda com áreas destinadas a Casa do Artesão, Cine Clube, salas de exposições e balcão de informações turísticas. A reforma da Estação foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Projeto de Revitalização da Área Central de Americana.
Endereço: Avenida Dr. Antonio Lobo, S/Nº - Centro
Americana - SP - CEP:13465-005







sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Biblioteca Municipal - Professora Jandira Basseto Pântano (Americana)




A Biblioteca Municipal "Professora Jandira Basseto Pântano" foi fundada em 25 de outubro de 1955. Ocupa o antigo prédio do Grupo Escolar "Dr. Heitor Penteado", na praça Comendador Müller, ao lado da Matriz de Sato Antônio. Possui aproximadamente 41.429 livros de Assuntos Gerais e 9051 livros Infanto-Juvenis, totalizando 50.480 livros (junho de 1999). Com um acervo de periódicos de 114 títulos totalizando 24445 fascículos e 46 revistas infantis totalizando 3.252 fascículos. A média de público mensal no ano de 1998 foi de 600 pessoas, sendo o período da tarde o de maior movimento. Possui seu quadro de associados com 31900 sócios inscritos até dezembro de 1998.

A biblioteca leva o nome da professora Jandyra Basseto Pântano, nascida em 27 de outubro de 1916, em Villa Americana. Fez seus primeiros estudos nas Escolas Reunidas, uma das primeiras escolas fundadas na cidade. Concluiu o curso normalista em Campinas. Em janeiro de 1938 foi nomeada para exercer o cargo professora substituta efetiva do Grupo Escolar "Dr. Heitor Penteado". Na escola passou 22 anos do magistério como professora primária dando exemplo de assiduidade e trabalho. Ela conquistou seus alunos pela firmeza de caráter e bondade de coração. Trabalhou com todas as séries, mas a de sua preferência foi sempre o quarto ano, pois com esses alunos a suas preocupação era prepará-los para a vida. A professora aposentou-se em 9 de março de 1968 e morreu em 7 de junho de 1988. Mesmo depois de largar o ensino oficial, Jandyra Basseto continuou recebendo alunos em sua casa. Ela chegou até a alfabetizar adultos e a ajudar alunos carentes.
Endereço: Praça Comendador Muller,172 - Centro
Americana - SP - CEP: 13465-289
Telefone: +55 (19) 3461-9157
Horário de Funcionamento: de Segunda-feira a Sexta-feira das 9:00 às 22:00 e Sábado das 8:00 às 13:00 hórarios.



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Espaço Cultural Casa do Lago da UNICAMP

O Espaço Cultural Casa do Lago da UNICAMP é um programa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários inaugurado em 18 de abril de 2002.
Localizado no Campus da UNICAMP Campinas, ao lado do Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão Filho, possui uma área de aproximadamente 900 metros quadrados de construção, disponibilizados em: sala de cinema, sala multiuso, sala de exposições.
Sua dinâmica é fomentar o diálogo artístico e cultural entre a comunidade acadêmica e os diversos segmentos da sociedade, visando à disseminação de práticas culturais e instrumentos pedagógicos e educacionais de excelência, abrangendo assim a pluralidade cultural do nosso país – fundamentais, portanto, para a formação dos estudantes da Unicamp, em seus diversos graus: graduação, pós-graduação e extensão.
O Programa Casa do Lago promove processos de debate acadêmicos sobre as produções culturais local, regionais, nacionais e internacionais, nas suas mais variadas formas de linguagens e expressões, além de valorizar os rituais próprios da vida acadêmica e as datas que marcam o fluxo histórico da vida brasileira e da própria humanidade, ações que tem como objetivos a integração e a sociabilidade entre alunos, professores, funcionários e a comunidade, que nos ajudam a entender o contemporâneo e pensar o futuro em um ambiente propício à convivência, à liberdade de expressão e ao respeito à diversidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida na UNICAMP e o desenvolvimento cultural da sociedade.


Endereço: Rua Érico Veríssimo, Sem Número - Cidade Universitária Zeferino Vaz
CEP: 13083-970 - Barão Geraldo - Campinas - SP
Telefones: Direção:+55 (19) 3521-7017
Administração:+55 (19) 3521-7851
Apoio:+55 (19) 3521-7701
E-mail:casadolago@reitoria.unicamp.br

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Teatro Municipal Castro Mendes

O Teatro Municipal Castro Mendes é atualmente o maior e principal teatro público da cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, Brasil. Localizado na Vila Industrial, foi inaugurado em 1974, 9 anos após a demolição do Teatro Municipal da cidade, numa tentativa de suprir a lacuna deixada por este. Possui capacidade para 831 espectadores.
O local foi adaptado a partir do prédio do antigo cinema da Vila Industrial, o Cine Casablanca não possuindo traços arquitetônicos marcantes, nem a boa acústica comum aos grandes teatros do país.

Endereço:Praça Corrêa Lemos, Sem Número
Vila Industrial - Campinas - SP
Telefone:+55 (19) 3272-9359
Horário de funcionamento - Bilheteria: Terça a domingo das 16h às 21h.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

"Vigilante Rodoviário" participa de exposição de carros em Campinas
Encontro de colecionadores ocorre domingo (25), no Galleria Shopping


A Puma e seus modelos esportivos é a homenageada de nova edição do Encontro de Carros Antigos, que ocorre domingo (25), a partir das 9h, no Galleria Shopping, em Campinas. O evento terá participação especial de Carlos Miranda, que marcou o imaginário infanto-juvenil dos anos de 1970 com seu personagem "Vigilante Rodoviário".
Além da Puma, a edição também destaca modelos Fiat, em especial o 147, primeiro lançamento da empresa no Brasil. O encontro também terá venda de peças e acessórios e artigos relacionados a automóveis, como miniaturas, bonés ou revistas.
A expectativa do Clube V8, que organiza o encontro todo último domingo de cada mês, é reunir cerca de 300 expositores nesta edição.
Para participar como expositor, é necessária inscrição com a doação de 1 quilo de alimento não-perecível. Já as visitas são gratuitas.
O Galleria fica no quilômetro 131,5 da Rodovia Dom Pedro I.
Reportagem da EPTV - 21/10/09.

domingo, 18 de outubro de 2009

Espaço Cultura da CPFL

Buscando ampliar sua inserção social por meio de iniciativas culturais, a CPFL Energia instituiu, em 2003, a CPFL Cultura, um amplo programa cultural que promove reflexões sobre os desafios e oportunidades da contemporaneidade. Nascia na cidade de Campinas, um espaço de reflexão sobre o mundo, o tempo, a ciência, o homem, a mulher, a política e todos os aspectos da vida contemporânea.
A programação começou com o Café Filosófico CPFL, ponto de encontro dos mais renomados intelectuais com os mais diversos públicos, onde se organizam teorias e onde informações são transformadas em conhecimento.A partir da filosofia e da psicanálise, conceitos elaborados por personalidades como Freud, Jung, Lacan, Winnicott, Sócrates, Platão, Descartes, Schopenhauer, Nietzsche, Spinoza, Deleuze e outros são trazidos para o nosso tempo por especialistas como Maria Rita Kehl, Carlos Byington, Flávio Gikovate, Jorge Forbes, Renato Janine Ribeiro e Oswaldo Giacóia. Todos buscam iluminar o caos contemporâneo e trazer material para pensar nossos afetos e conflitos.
Hoje a CPFL Cultura não é apenas um espaço, mas um conceito. Ao comemorar cinco anos de encontros, em 2008, tendo realizado debates, saraus, exposições, cinema e performances teatrais para mais de 400 mil freqüentadores, sua programação é descentralizada e chega a mais seis cidades da área de atuação da CPFL Energia: Bauru, Caxias do Sul, Santos, São Paulo, Sorocaba e Ribeirão Preto.
Os encontros realizados em Campinas e São Paulo são gravados e dão origem a dois programas que figuram na grade de exibição da TV Cultura e de TVs educativas por todo o Brasil: Café Filosófico e Invenção do Contemporâneo.
A CPFL Cultura prima pela multiplicidade, o diálogo e a diferença e, desta maneira, busca cruzar as fronteiras dos públicos, das disciplinas e das visões de mundo para refletir, experienciar e inventar o contemporâneo.
Todas as atividades realizadas pela CPFL Cultura são gratuitas. A programação é aberta a todas as correntes de pensamento, sem predominância de nenhuma ideologia, a fim de contribuir para o aproveitamento das possibilidades do tempo presente e planejamento futuro. Sustentabilidade e responsabilidade corporativa fazem parte da estratégia da CPFL Energia. Além de agir para promover e disseminar a cultura no País, a empresa incorpora o desenvolvimento sustentável e inclusivo em sua visão e em suas atividades. A CPFL Cultura é um dos principais programas de responsabilidade corporativa da empresa e a elaboração de seu conteúdo contribui para o desenvolvimento de modelos mais sustentáveis e inclusivos de desenvolvimento.
Endereço: Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera
CEP:13087-490 - Campinas - SP
Telefone: +55 (19)3756-8000
Horário de Funcionamento: varia conforme o evento.

sábado, 17 de outubro de 2009

Centro de Convivência

Antes de ali existir o Centro de Convivência, o lugar onde hoje se localiza a Praça Imprensa Fluminense era o Passeio Público de Campinas, construído entre 1876 e 1882 e inspirado no Passeio Público do Rio de Janeiro. As obras do Centro de Convivência começaram em 1967; entretanto, foram interrompidas pouco depois e só retomadas em 1974, até a conclusão do complexo em 1976. Portanto, foi inaugurado em 9 de setembro de 1976. Em 2004 a praça Imprensa Fluminense, lugar no qual se situa o Centro de Convivência, foi reurbanizada, com a retirada do estacionamento e a troca do piso em todo o entorno da praça por blocos de concreto intetravados em duas cores. Também houve a repintura das paredes e o ajardinamento dos canteiros.
No ano seguinte, foi necessária a repintura das construção e a colocação de bloqueios físicos nas entradas do Teatro de Arena, em função do vandalismo. O Centro de Convivência possui quatro edifícios em cruz, dos quais as partes superiores são arquibancadas para o Teatro de Arena, com capacidade para aproximadamente cinco mil pessoas. Há um teatro interno, com capacidade para 500 pessoas. Há um espaço disponível para exposições de arte, além de um espaço próprio para a construção de um bar, atualmente denominado "Sala Carlos Gomes". Um quinto elemento se apresenta na torre de iluminação sobre a área destinada ao Teatro de Arena. Aos sábados e domingos, ocorre a feira de artesanato e de quitutes - das 9:00 às 14:00. Endereço: Praça Imprensa Fluminense, sem número - Cambuí - Campinas - SP
Telefone: +55 (19) 3232-4166 Horário de funcionamento:varia conforme o evento, por isso, precisar consultar pelo telefone.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Teatro Sotac

Fundado em janeiro de 1978, atua nas áreas de teatro infantil e adulto, escola de teatro, vídeo-produções e agenciamentos, com infra-estrutura e equipe técnica e artística especializada, levando cultura e lazer, “sempre fazendo arte” - base fundamental de sua proposta de trabalho.
Recebeu o “Prêmio APTC” em todos as categorias; Prêmio “PARCEIRO DA CULTURA” da Secretaria de Estado da Cultura; Recebeu da Câmara Municipal de Campinas a “MEDALHA CARLOS GOMES” e pelos relevantes serviços prestados a comunidade, foi declarada Entidade de Utilidade Pública pelo Município, em 2005 recebeu o prêmio “TOP OF MIND BRAZIL” do Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública.
Endereço: Rua Barão de Jaguara, 02 - Centro - Próximo do Colégio Ave Maria
CEP: 13.026-099 - Campinas - SP
Horário de funcionamento -varia conforme a programação.
Telefone:(19) 3235-2266
E-mail:sotac@bol.com.br /www.sotac.com.br

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Conservatório Carlos Gomes


Em 1927, a cidade onde nasceu Antonio Carlos Gomes, o grande músico brasileiro. Inspirou na crião da Escola de Música, a primeira de Campinas. O maestro Giovanni Rocella, italiano de nascimento , Catharina Ziggiatti e a famália Inglese Soares unem-se para fazer nascer o Conservatório Carlos Gomes, que teve como primeiro diretor o professor Miguel Ziggiatti. Em 1938, o Conservatário foi reconhecido oficialmente pelo Governo do Estado de São Paulo, formando professores de música e espalhando bons instrumentistas para todo Brasil.
Na década de 60, assume a direção Léa Ziggiatti, musicista, advogada e jornalista, que imprime novo ritmo ao Conservatório, que passa um novo conceito, o de formar o artista global, defendendo uma filosofia de integração entre as várias áreas de arte. Desenvolve, de acordo com as novas leis de formação profissional, na década de setenta, os cursos técnicos de profissionalizantes de Múscica, Teatro e Dança.
Num clima de atividades múltiplas e dentro de um círculo amplo de desenvolvimento cultural, o Conservatório (elemento formador de novos conceitos educacionais) foi pioneiro nos métodos de musicalização infantil, num conceito amplo de integração artística entre música, teatro, dança e artes plát¡sticas.
Em 2009, Atualmente o Conservatório está sob a Direçãoo da Dra Marilange Ziggiatti, que representa a quarta geração da família Ziggiatti a frente da Instituição. Instalado no bairro Nova Campinas, em um prédio amplo e de fácil acesso, que tornou possí­vel a integração fí­sica de todas as áreas, o Conservatório é uma referência no ensino e divulgação da arte para todo Brasil.

Endereço: Rua Drº Hermas Braga, 841 - Nova Campinas - Campinas - SP
Telefone:+55 (19) 3253 0375

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

TEATRO TIM DO PARQUE D. PEDRO SHOPPING


O Teatro Tim do PARQUE D. PEDRO SHOPPING conta com equipamentos cênicos (palco, luz e som) com tecnologia de última geração. São 334 lugares - entre eles, 7 para deficientes físicos, 2 poltronas especiais para obesos, e 4 camarotes - em uma sala que oferece conforto e visibilidade de todas as poltronas, ar-condicionado e um elegante foyer com café para a recepção dos espectadores. O Teatro entra em cena com recursos técnicos comparáveis às melhores casas de espetáculo do mundo. São 1.180m² de área construída, 5 camarins, e bilheterias informatizadas, além de contar com uma equipe técnica especializada formada por técnicos de luz e som, contra-regra e camareira.
O Teatro do Parque D. Pedro Shopping leva a assinatura da Conteúdo Teatral, criada em 1991 com o principal objetivo de trazer para a cena um novo conceito em Teatro, produzindo e apresentando espetáculos de qualidade, com diferentes linguagens artísticas, para públicos de todas as idades.
A empresa é também responsável pelo Teatro Folha, localizado no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, que tem em sua história mais de 100 espetáculos apresentados para um público de aproximadamente 500 mil espectadores, em quatro anos de uma bem-sucedida experiência.
Uma programação regular completa, apresentada com toda sofisticação e conforto, é a marca da Conteúdo Teatral, dirigida na área artística por Isser Korik - ator, diretor, autor e produtor cultural; e Leo Steinbruch, ator e empresário dos ramos hípico e automobilístico, responsável pela direção comercial da empresa.
Localizado no Parque D. Pedro Shopping– Entrada das Flores
Av. Guilherme Campos, 500, Santa Genebra, Campinas - SP
Horário de terça a sábado das 12h às 21h / Domingos das 13h às 20h.
Telefone: +55 (19) 3756.9890 / (19) 3756.9891
E-mail: bilheteria@teatrotim.com.br

domingo, 11 de outubro de 2009

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL situa-se no Bosque dos Jequitibás, área tombada pelo CONDEPHAAT (1970) e pelo CONDEPACC (1991), com resquícios de Mata Atlântica. É formado por um complexo constituído pelos seguintes espaços: Museu de História Natural, Aquário Municipal de Campinas, Casa dos Animais Interessantes e Centro de Educação Ambiental.Recebendo anualmente cerca de 100 mil pessoas, o Museu de História Natural tem por objetivo difundir conhecimentos sobre a fauna e a flora e promover a sua conservação, bem como desenvolver programas de Educação Ambiental.Atualmente, o Museu possui um acervo de mais de 2000 peças, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e invertebrados. As exposições de longa duração são: Extinção, Botânica, Peixes, Animais Venenosos, Defesa, Predação, Reino Animal, Dentição-Adaptação e Aves-Diversidade e dioramas dos ecossistemas: Pantanal Mato-grossense, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Litoral Paulista.
O Aquário Municipal de Campinas foi criado em 1992. É o único no Brasil a apresentar de forma didática a Evolução do Reino Animal, mostrando os principais filos do reino animal, desde os invertebrados marinhos - como: poríferos, celenterados, anelídeos, moluscos, crustáceos, aracnídeos, equinodermos - até os vertebrados, como: peixes cartilaginosos, peixes ósseos, anfíbios e répteis. A Casa dos Animais Interessantes, criada em 2003, é um espaço para animais vivos, seguindo as normas do IBAMA, onde foram montados terrários para répteis como iguana, jibóias, cascavel, jararacas, além de anfíbios e invertebrados como aranhas, escorpiões e bichos-pau.A proposta desse espaço é divulgar para a comunidade informações sobre a importância desses animais tão interessantes, muitos dos quais temidos pelo homem.

Horário de terça-feira a domingo e feriados: das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h30.
Ingresso:R$ 2,00, com direito a visita aos três espaços (Museu, Aquário e Casa dos Animais Interessantes).Crianças até 6 anos e adultos a partir de 60 anos tem entrada franca.
Endereço:Rua Cel Quirino, nº 2 – Bosque dos Jequitibás
CEP: 13025-010 - Campinas – SP
Telefone:+55(19) 3295-5850 /+55 (19) 3251-9849
E-mail: museuaquario@terra.com.br

sábado, 10 de outubro de 2009

Museu do Café

Museu do Café foi implantado em 1996, e está procurando desempenhar sua função social de contribuir para a compreensão da sociedade onde está inserido, com a educação, permitir a comunicação do que é preservado e atuar fora do território de sua sede. É possível trabalhar com o poder da memória, colocando-o a serviço do desenvolvimento social, utilizando o museu como instrumento de intervenção social. Desta maneira, o Museu do Café passou a trabalhar diversos aspectos da história da economia cafeeira, fazendo um recorte nas relações de trabalho, abordando problemas sociais e aspectos culturais de uma coletividade, bem como procurando entender as expectativas de diferentes segmentos da sociedade, dentro de um universo que envolve personagens anônimos, heróis fabricados, histórias consideradas importantes oficialmente, excluídos da história (social e culturalmente falando), o erudito e o popular, enfim, compreender o que somos, quem somos.
A área de Museologia do Museu do Café, tem como objetivo preservar o acervo do museu e dos acervos de exposições visitantes, trabalhando atividades de salvaguarda e comunicação.A salvaguarda procura manter a integridade física e o conhecimento sobre as obras, tais como: conservação preventiva, restauro, documentação e catalogação.A comunicação promove o encontro entre o público e o acervo do museu, auxiliando nas atividades educativas e produzindo exposições.
A pesquisa deve auxiliar na catalogação das peças do Museu, levantando dados sobre sua origem e procedência. Fornecer subsídios para desenvolvimento de projetos de curadoria, expografia e ação educativa com base na exposição.
O conjunto de objetos de seu acervo é composto por:documentos históricos;recursos iconográficos de vários arquivos da cidade; mobiliário do Casarão da Fazenda Taquaral.
Endereço:Av. Heitor Penteado, 2145 – Taquaral - Campinas - SP
Horário de Terça à Sexta, das 10:00 às 17:00h
Aos Sábados, Domingos e Feriados, das 13:00 às 17:00h
Agendamento: de Segunda a Sexta, das 9:00 às 16:00h, pelo telefone abaixo.
Telefone: +55 (19) 3296-1104

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Museu da Cidade

Museu da Cidade (MuCi) foi inaugurado em 3 de abril de 1992, e gestado para ser um Centro de Referência, com vocação para pesquisa e preservação da memória de Campinas, enfocando tanto o patrimônio material, tal como imaterial, ou seja, festas, danças, cantos, comemorações, entre outras manifestações culturais.Sua criação se deu através da junção dos três museus existentes, até então: Museu do Índio, do Folclore e Histórico. O objetivo de integrar os acervos desses três Museus, trazia uma preocupação em considerar a diversidade cultural e suas produções, materiais ou não, com a mesma importância, por exemplo, não separando o folclórico do histórico.Por isso, podemos dizer que o MuCi é permeado por uma pluralidade, e esta marca está exposta no que hoje compreende seu acervo material: mobiliários do poder público municipal, carrinhos de pipoca; utensílios domésticos, cestarias indígenas, plumarias xavantes, objetos musicais, troféus carnavalescos, máquinas registradoras, prelo, fragmentos dos prédios demolidos do Teatro Municipal Carlos Gomes e da Igreja do Rosário, telas e quadros, tal como a coleção de aquarelas de José de Castro Mendes, entre outras peças.

Endereço:Avenida Andrade Neves, 33 – Centro – Campinas - SP
Horário: Terça a sexta-feira, das 9 às 17h00 / Sábado, das 9 às 15h30
Telefone: +55 (19) 3231-3387
E-mail: museudacidade@campinas.sp.gov.br

domingo, 4 de outubro de 2009

Museu da Imagem e do Som

Museu da Imagem e do Som é uma instituição que desde sua criação vem preservando e difundindo um importante acervo de memória audiovisual da cidade de Campinas. Abrangendo setores de Vídeo e Áudio, Fotografia, Música, Cinema, Objetos Tecnológicos, Educação Patrimonial, acompanha a tendência geral do papel que os museus ocupam atualmente na sociedade, atuando como microcosmo social e possibilitando conhecimento à sociedade através da valorização de múltiplas atividades.
01 – Atendimento administrativo
De segunda-feira à sexta-feira das 09 às 12 h e das 14 às 17 h.
02 – Visitação pública - Entrada gratuita.
De terça-feira à sexta-feira das 10 às 18h.Sábado das 10 às 16 h.
03 – Sessões de cinema -Entrada gratuita.
Sexta-feira às 19 h.Sábado às 16 h. Ver “Agenda”.
04 – Pesquisa no Acervo Fotográfico
De terça-feira à sexta feira das 9:30 às 12 h e das 13:30 às 16:30 h.
05 – Visitação para grupos com monitoria
Agendar com antecedência por telefone.
06 – Projeto Pedagogia da Imagem
Terças-feiras das 14 às 17 h.

Endereço:Palácio dos Azulejos - Rua Regente Feijó, 859 - Centro

Campinas – São Paulo – CEP 13013-150

Informações gerais e contatos pelo fone: (19) 3236-7851

sábado, 3 de outubro de 2009

Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”

Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” tem como finalidade reunir, documentar, estudar, conservar, expor e divulgar a arte contemporânea, bem como realizar outras atividades artísticos-culturais. Também é finalidade do MACC desenvolver atividades arte educativas, junto as escolas da cidade e a grupos especiais. O MAC de Campinas caracteriza-se como uma instituição de natureza museológica e educacional, preservadora da memória e patrimônio cultural, representados por seu acervo, sua história e experiências e geradora de produção artístico cultural, orientada pela convicção de que o desenvolvimento do potencial expressivo/criativo do ser humano é elemento fundamental no processo de construção da individualidade, sensível e consciente e pela adoção de um conceito contemporâneo e dinâmico de Museologia em que todo ser humano, em sua relação com o objeto, independente de sua classe social e nível de formação, é visto como agente transformador da realidade concreta da qual ambos fazem parte.
Público MAC de Campinas tem como objetivo atingir a população da cidade com eventos, palestras e cursos que traduzam, informem e aproximem os segmentos de arte contemporânea junto a população, também deve haver junto ao Museu a questão da “inclusão social”, de modo a que deficientes e outras camadas mais desfavorecidas da população possam acessar o MACC. É do interesse do MACC atingir o público mais variado possível, incluindo da pré-escola à terceria idade.
Horário de terça à sexta, das 9h às 17h, aos sábados das 9h às 16h e
aos domingos e feriados das 9h às 13h
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1633 – Térreo – Centro – Campinas -
(ao lado da Prefeitura) - CEP: 13010-142
Fones: 3236-4716 e 2116-0346 /

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Planetário de Campinas




A história do Planetário de Campinas, é integrante do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC), criado por convênio entre a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp, a Funcamp e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi inaugurado em 28 de outubro de 1987, tendo atendido nestes quase 15 anos de atividades cerca de 400.000 pessoas. Sua cúpula interna, uma estrutura de forma piramidal, possui 8 metros de diâmetro. Em seu centro encontra-se o principal equipamento, um planetário Zeiss ZKP2. No Planetário de Campinas são realizadas várias atividades diárias dirigidas a escolas e outras instituições, professores, estudantes e público: sessões, descobrindo o universo, descobrindo o sistema solar e outras. Realizam-se também cursos, palestras, seminários, exposições, atividades de observação astronômica e encontros sobre planetários e ensino de astronomia.
O Planetário de Campinas é, segundo seu coordenador, Romildo Póvoa Faria, uma máquina que reproduz com perfeição o céu de qualquer lugar do mundo, desde Campinas até o Pólo Sul, podendo também simular o céu do passado e do futuro. O equipamento é capaz de simular viagens intergalácticas, pelo sistema solar ou para qualquer outro planeta. As apresentações didáticas e acessíveis ao público leigo são acompanhadas por fundo musical e narradas por um planetarista.
Localizado no Parque Portugal: Av. Heitor Penteado,S/N - entrada preferencial: portão 7, próximo ao Ginásio de Esportes.
Informações pelos Telefones: + 55 (019)3252-2598 e 3253-3900 / Fax. : +55 (019) 3252-2598

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Atual Centro Cultural de Campinas.

Antiga Estação Ferroviária de Campinas, atual Centro Cultural de Campinas.

Campinas foi um dos maiores entroncamentos ferroviários do estado de São Paulo. Os trilhos da Companhia Paulista chegaram à cidade em 1872. Dali partiam trilhos para o Sul de Minas Gerais (pela Mogiana), para o Interior do Estado e Mato Grosso do Sul (pela Paulista e pela Sorocabana) e duas pequenas linhas extintas: uma para Paulínia (a Funilense) e a outra, para Sousas. Atualmente, as linhas administradas pela Brasil Ferrovias estão reduzidas a poucas viagens diárias de trens cargueiros, com locomotivas movidas a diesel a uma baixíssima velocidade (menos de 30 km/h) e muitos dos antigos leitos de trilhos estão abandonados, invadidos por sem-teto ou servindo de esconderijo para criminosos.
Entre 1991 e 1995 operou em Campinas um transporte de média capacidade sobre trilhos, conhecido por Veículo Leve sobre Trilhos, ou simplesmente VLT. Todavia, devido à diversos erros cometidos em sua implantação, como a ausência de integração com os ônibus e uma estação central em posição desvantajosa, a operação comercial foi deficitária, e o serviço descontinuado.
A médio prazo é imprescindível que o projeto do VLT seja retomado e ampliado pelos governos, pois uma boa malha de transporte sobre trilhos resolveria parte dos problemas que Campinas enfrenta com a poluição e congestionamentos oriundos de uma frota crescente. Entretanto, a estrutura física do VLT foi retirada, desmanchada ou vandalizada e até 2008 continua sem uso. Há projetos para a utilização do leito para corredores de ônibus; contudo, nada foi apresentado até março de 2009, quando o prefeito Hélio de Oliveira Santos apresentou um projeto de VLP,que utilizará parcialmente o leito abandonado do VLT. A implantação do projeto está indefinida em função da necessidade de aprovação dos recursos.
Localizada: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Campinas -SP
Telefone: +55(19) 3705-8000
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 18h. Sábado e domingo, somente quando há eventos programados.

Hoteis de Campinas

Hotel Premium Norte
Rua Novotel, 931 - Nova Aparecida
Campinas - SP - CEP:13067-901
Telefone:+55 (19)3781-8000 / (19)3781-8001

Hotel Nacional Inn Campinas
Avenida Benedito de Campos, 35 - Jardim do Trevo
Campinas - SP - CEP: 13030-100
Telefone: +55 (19)3272-8439

Hotel Opala Avenida
Avenida Doutor Campos Sales, 161 - Centro
Campinas - SP - CEP:13010-080
Telefone:+55 (19)3731-4117 / (19)3731-4112

Hotel Shelton Inn Viracopos
Rua Antônio Luchiari, 900 - Distrito Industrial
Campinas - SP - CEP:13054-700
Telefone:+55 (19)3725-1600 / (19)3725-1617

Colonial Plaza Hotel
Rua Marechal Deodoro, 803 - Centro
Campinas - SP - CEP:13010-301
Telefone:+55 (19)3232-2522

Campinas Flat Service
Rua Barreto Leme, 244 - Centro
Campinas - SP - CEP:13010-200
Telefone:+55 (19)3233-8622

Cezanne Plaza Apart Hotel
Avenida Francisco Glicério, 150 - Centro
Campinas - SP - CEP:13012-100
Telefone:+55 (19)3232-7677 / (19)3236-7200

Sonotel Glicério Campinas
Avenida Francisco Glicério, 1444 - Centro
Campinas - SP - CEP:13012-100
Telefone:+55 (19)3234-7688

Park Tower Hotel Residence
Rua Duque de Caxias, 443 - Centro
Campinas - SP - CEP:13015-310
Telefone:+55 (19)3737-5400 / (019)3232-6832
Toll Free : 0800-7701755

Noumi Plaza Hotel
Avenida Júlio de Mesquita, 115 - Cambuí
Campinas - SP - CEP:13025-060
Telefone:+55 (19)2103-8000

Comfort Suites Campinas
Rua Embiruçu, 300 - Loteamento Alphaville Campinas Campinas - SP - CEP:13098-320
Telefone:+55 (19)2137 -9000 / (19)2137 -9001

Leon Park Hotel
Avenida Francisco Glicério, 641 - Centro
Campinas - SP - CEP:13012-000
Telefone:+55 (19)2101-8777 / (19)2101-8700

Sleep Inn Galleria
Avenida Carlos Grimaldi, 1653 - Jardim Conceição
Campinas - SP - CEP:13091-000
Telefone:+55 (19)2137-2200 / (19)3207-4077

Villas Boas Hotel
Rua Barão de Parnaíba, 315 - Centro
Campinas - SP - CEP:13013-170
Telefone:+55 (19)2129-6911

Campinas Residence Apart Hotel
Rua Dom Luís Antônio de Sousa, 44 - Jardim Proença Campinas - SP - CEP:13026-285
Telefone:+55 (19)3797-1155

Euro Suit Hotel
Rua Regente Feijó, 595 - Centro
Campinas - SP - CEP:13013-051
Telefone:+55 (19)3232-4971

Hotel Opala Estação
Avenida Andrade Neves, 108 - Centro
Campinas - SP - CEP:13013-160
Telefone:+55 (19)3731-4119

Hospitais de Campinas

Hospital de Clínicas - UNICAMP
Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo
Campinas - SP - Caixa Postal - 6142 13081-970
Telefone: (19)3788-2121

Hospital Álvaro Ribeiro
Rua São Carlos, 369 - Vila Industrial
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3272-4399

Hospital Beneficência Portuguesa
Rua 11 de Agosto, 557 - Centro
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3739-4000

Hospital Evangélico Samaritano
Rua Eng Monlevade, 206 - Vila João Jorge
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3736-1000 / (19) 0800-7027457

Hospital Maternidade Madre Maria Theodora
Rua Jose Geraldo Cerebino Christofaro, 175 - Santa Candida
Campinas - SP -CEP:
Telefone: +55 (19) 3756-3000 / (19) 0800-7715025

Hospital Municipal Mário Gatti
Avenida Prefeito Faria Lima, 340 - Parque Italia
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3772-5700

Hospital Vera Cruz
Avenida Andrade Neves, 402 - Centro
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3734-300 / (19)3734-3096

Hospital Casa de Saúde de Campinas
Praça Doutor Toffoli/ Rua Duque de Caixas, 28 - Centro
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3736-3400 / (19)3736-3461

Hospital Centro Boldrini
Praça Doutor Toffoli, 28 -
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3736-3400 / (19)3289-3571

Hospital Centro Médico de Campinas
Rua Edilberto Luiz Pereira da Silva, 150 - Barão Geraldo
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3789-5300

Hospital Centro Médico
Rua Antonio Giuseppe Beltramelli, 44 - Sousas
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3258-5993 / (19) 3258-5651

Clínica e Hospital de Otorrino do Instituto Penido Burnier
Avenida Andrade Neves, 611 -
Campinas - SP -CEP:
Telefone: +55 (19) 3236-5062

Hospital Maternidade de Campinas
Avenida Orozimbo Maia, 165 - Centro
Campinas - SP - CEP:
Telefone: (19) 3306-6000/ (19) 3306-6013

Hostipal Campo Grande
Rua Dirce de Oliveira Santos,280 - Campo Grande
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3221-8436 / (19) 3221-8506

Hospital Santa Casa
Rua Barreto Leme,1550 - Centro
Campinas -SP - CEP:
Telefone: + 55 (19) 3232-1254

Hostipal Ouro Verde
Avenida Ruy Rodriguez, 3434 - Jardim Yeda
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3266-6503 / (19) 3266-8717

Hospital Candido Ferreira
Rua Antonio Prado,430 - Sousas
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3758-8600

Hospital Irmãos Penteado
Avendida Julio de Mesquista,571 - Cambui
Campinas - SP - CEP:
telefone: +55 (19) 3737-7000

Hospital Santa Edwiges
Avenida Sao Jose dos Campos, 256 - Jardim Nova Europa
Campinas - SP - CEP:
Telefone: (19) 3238-6233/ (19) 3238-6292

Hospital Santa Tereza
Rua BERNARDINO DE CAMPOS 804 CENTRO - CAMPINAS
Fone: (19) 3733-4333 Fone: (19)