O Museu da Imigração preserva a memória da imigração norte-americana para Santa Bárbara d’Oeste, ocorrida a partir da Guerra da Secessão. Além disso, é um espaço permanente para exposição de trabalhos de artistas da cidade e região, recebendo anualmente milhares de visitantes, entre estudantes, público em geral, e até mesmo de pesquisadores e turistas dos Estados Unidos que buscam conhecer a história da vinda de seus conterrâneos, no século XIX.
Endereço:Praça 9 de Julho – Centro
Telefone: (19) 3455-5082 / 3455-2473
E-mail:museu@santabarbara.sp.gov.br
Horário de funcionamento:
Visitação pública gratuita: de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 14h30. Não abre aos domingos e segundas-feiras. Visitas de grupos e escolas devem ser feitas com agendamento.
Parque das Águas
O local conta com 135 mil metros quadrados de área e é hoje o mais novo ponto turístico de Santa Bárbara d'Oeste.
Nele foi construído quiosque com churrasqueira, banheiros, latas de lixo seletiva. Conta ainda com lago, estação elevatória, bosque de nativas, centro de convivências, playground, teatro de arena, bosque de eucaliptos, zona de conservação da vida silvestre.
É desenvolvido no parque o Programa Navegando, o qual visa proporcionar meios para que a população, especialmente os estudantes e a sociedade organizada possam visitar e conhecer diversos pontos de interesse educativo, histórico, cultural e até turístico, como represas, reflorestamento, estação de tratamento de água e esgoto, entre outros de grande importância ecológica e turística. No programa está incluso um passeio de barco de aproximadamente 50 minutos.
Endereço: Estrada do Barreirinho
Telefone: (19) 3459-5900 (com Fernanda)
Parque do Araçariguama
Parque do Araçariguama fica bem na área central da cidade, próximo ao Parque dos Ipês. É também um ponto de grande afluência de público, para caminhadas, corridas ou simplesmente para passar momentos de lazer. Recentemente recebeu várias melhorias, como o plantio de novas espécies de árvores, inclusive transplantadas, como ocorreu com um “ficus” adulto de duas toneladas e meia, operação que envolveu até um caminhão com guindaste.
Parque dos Ipês
Completamente remodelado, o Parque dos Ipês foi reaberto em junho de 2008, depois de passar por extensa reforma. É um dos pontos paisagísticos mais bonitos de Santa Bárbara d’Oeste, local para onde acorrem centenas de pessoas diariamente para a prática de esportes ou, simplesmente, para passar alguns momentos de lazer. São 72 mil metros quadrados (7,2 hectares) de natureza, em local privilegiado, praticamente no centro da cidade.
na Avenida Corifeu Azevedo Marques, s/n – Jardim Conceição (ao lado do Centro Social Urbano).
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 5h às 21h.
Tivoli Shopping
O centro comercial possui aproximadamente 137 lojas em operação, sendo 5 delas consideradas "âncoras" e 25 lojas de alimentação, entre fast-food, restaurante, cafeteria, doceria e sorveteria. Possui quatro salas de cinema com 1.144 lugares, jogos eletrônicos e uma área interna para eventos, além de 1.500 vagas em seu estacionamento.Endereço: Avenida Santa Bárbara, 777 - Vila Mollon
Telefone: +55 (19)3457-9966
Site: http://www.tivolishopping.com.br/
Horários de Funcionamento: Praça de Alimentação: das 12 às 22 Horas.
Lojas:das 10 às 22 Horas.
Teatro Municipal "Manoel Lyra"
Telefone (19) 3455-2473 / 3455-1496
E-mail: cultura@santabarbara.sp.gov.br
A Voçoroca do Monjolo Velho é um dos pontos turísticos de Santa Bárbara d’Oeste. Ninguém sabe ao certo quando e nem como surgiu, mas tem atraído muita gente ao longo das últimas décadas, principalmente por ser permeada de nascentes e um ótimo local para passar momentos de lazer.
A voçoroca (buraco provocado pela enxurrada em períodos de chuvas mais intensas) fica no bairro Monjolo Velho. É conhecida há mais de 60 anos e cercada por matas e canaviais. O velho córrego, com várias nascentes, foi represado. Até a década de 1990 o número de visitantes era maior, mas até hoje ainda há muita gente freqüentando o local nos finais de semana. Até mesmo caiaques são vistos na lagoa formada pelo acidente geográfico. A maioria, entretanto, busca alguns momentos de descontração para curtir a natureza ou nadar.
A voçoroca está localizada em área que, no passado, pertencia a fazenda de gado. É uma área de fácil acesso, por meio da estrada da Areia Branca. Em Santa Bárbara d’Oeste é muito conhecida também como “buraco do padre”.
Núcleo de Educação Ambiental Luís Fioravanti Angolini
O bairro Caiubi é um dos últimos recantos com características rurais na região, um lugar onde o tempo parece passar mais devagar. Pouco mais de uma centena de pessoas ali residem, em contraste com o Cruzeiro do Sul, bairro vizinho, que já se tornou bastante populoso. Caiubi, por seu turno, é parte da história barbarense e conserva até hoje vestígios de seus habitantes primitivos: os índios. O bairro mantém o Núcleo Municipal de Educação Ambiental e o Núcleo Regional de Educação Ambiental da Bacia do Médio Piracicaba, inaugurado em 24 de abril de 1999.
Endereço:Amelda Célio Angolini, 120


A Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, foi criada em 16 de agosto de 1832, pelo Bispo de São Paulo, D. Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade (1827 - 1847) foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, de Indaiatuba, sendo canonicamente instituída em 16 de agosto de 1832. A origem da nossa igreja remonta a 1820, quando algumas famílias doaram terras para a construção e sustentação de uma capela sob invocação de Nossa Senhora do Patrocínio.
Num recanto de fácil acesso, o Pesqueiro do Marcio fica bem pertinho do centro da cidade, com dois lindos lagos em meio à natureza urbana, infra-estrutura e total segurança para sua tranqüilidade.

Helvétia é um pedaço da Suíça no Brasil. A primeira imigração deu-se em 1854. Um total de 181 municípios do Brasil e ainda sete Países têm, entre sua População, descendentes suíços da imigração. Uma das maiores concentrações de descendentes está em Indaiatuba. Atual-mente a comunidade se estrutura em torno de três instituições, a escola, a igreja e o tiro ao alvo, todas centenárias.
Localizado no bairro de Itaici, sendo também conhecido como Vila Kostka, o Mosteiro é utilizado como local de retiro espiritual e sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), partindo dela a maior parte das decisões da Igreja Católica no Brasil, exercendo, portanto, importância imprescindível para o município.
O início de sua construção deu-se em 1807. A primitiva capela já existente em seu interior ficou exatamente no corpo na nave principal, sendo então demolida em 1838, pois era de pau-a-pique. A conclu-São foi em 1863. Ainda no século 19, sua fachada foi alterada, acrescen-tando as torres atuais e portanto, modificando o estilo de suas linhas arquitetônicas.
Abriga a memória histórica de Indaiatuba. Com construção do início do século 19, em sua estrutura foram utilizadas pedras e paredes de pau-a-pique, sendo referência arquitetônica histórica e cultural. Atualmente o espaço pertence a Fundação Pró-Memória e tem em seu interior um museu. A Casa nº 1 pertence ao mesmo núcleo e período.
O Centro Cultural Estação Indaiatuba, além de abrigar a locomotiva número 1, que pertenceu à antiga Estrada de Ferro Ituana, também é sede do Museu Ferroviário, que reúne peças do acervo histórico da ferrovia paulista. O acervo conta com relógios de ponto e de parede, máquinas de somar e de escrever, sinalizador e parte da mobília da época, como bancos, galões e um cofre.
A Escola Ambiental Bosque do Saber é um centro multidisciplinar, com Área verde para o desenvolvimento das atividades de apoio e pesquisa referentes ao estudo do meio-ambiente, na qual São desenvolvidas atividades e cursos para capacitar professores e alunos sobre o tema, além de oficinas de artes, música, entre outras, todas aplicadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.
O Ciaei tem como base, propiciar a criação de um Núcleo de Formação Continuada (NFC) com autonomia garantida e diretrizes político pedagógicas em contínua discusSão, atuando em conjunto com os demais municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), formando uma rede de núcleos, com plano de ação elaborado a partir de diretrizes comuns.
Fiec/Cepin tem como função promover educação profissional visando pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo para a cidadania, o respeito pelos valores políticos e éticos e a apropriação de conhecimento, através da construção de competências e aquisição de habilidades para o exercício profissional, atendendo as demandas do mercado de trabalho. Endereço: Avenida Eng°. Fábio Roberto Barnabé, 3405 - Jardim Regina






Há mais de 70 anos, o Clube Recreativo Floresta trabalha para proporcionar, na medida certa, tradição e modernidade para seus associados.Desde 03 de maio de 1938, data da inauguração da instituição, muitas foram as conquistas. A trajetória de sucesso do CRF pode ser claramente apreciada através de uma extensa lista de melhorias e estratégias ousadas oferecidas aos mais de 10 mil associados. O objetivo do CRF sempre foi proporcionar aos associados esporte, lazer, educação e cultura. Tudo isso, o Clube executa com excelência desde a sua inauguração.








Fundado em 18 de agosto de 1972, o Zoológico Municipal de Piracicaba possui uma área total de 36.000 m². Conta hoje com uma variedade de espécies, que totalizam cerca de 200 animais. O Zoológico Municipal de Piracicaba foi fechado à visitação durante 7 anos, por iniciativa dos técnicos e da Prefeitura Municipal. O objetivo foi montar um Zoológico com proposta educativa e científica, que foi finalizado com sucesso em 2007, quando o Zoológico teve sua reabertura oficial. Endereço: Av. Marechal Castelo Branco , 426


