Fundada em 1924, a Fazenda Citra é conhecida internacionalmente pela produção e comercialização de milhares de espécies, entre plantas, frutíferas e ornamentais. Inicialmente produziu laranja e seus fundadores foram co-participantes, das primeiras exportações para a Europa. Após este período, a fazenda vem se dedicando à produção de plantas frutíferas e ornamentais.Para lá foram trazidas e aclimatadas várias árvores e arbustos, muitos deles, raros e exóticos, constituíndo-se num verdadeiro jardim botânico. Possui ainda uma grande produção de Noz Macadamia (200 ton/1998), Noz Pecam e frutas cristalizadas, as quais são comercializadas diretamente com o consumidor. É responsável pela introdução e propagação de inúmeras espécies de plantas no país e a sua comercialização é a principal atividade da Fazenda.Turismo: Através de uma caminhada pelas dependências dos viveiros os visitantes conhecerão plantas exóticas e raras. Receberão demonstrações de enxertia, método de formação de mudas, beneficiamento de nozes e visitarão o museu, onde conhecerão a história e a evolução da produção agrícola da fazenda.Ao final da visitação, será servido um lanche, com sucos de frutas exóticas da época. As visitas deverão ser agendadas previamente, para grupos pré estabelecidos.
Endereço da Fazenda Citra: Rodovia Limeira - Piracicaba
Limeira - SP
Telefone:+55 (19) 3451-1221
E-mail: fazendacitra@limeira.com.br
Em 1846, chegam os alemães no Ibicaba (Limeira), onde Senador Vergueiro dera início ao magnífico empreendimento, no qual encerrava os destinos do Brasil. Reproduzindo o seu tipo, foram num decênio, criadas mais de 60 colônias, totalizando aproximadamente 60.000 imigrantes. Este fato aparelhou a Província de São Paulo, para resistir diferentemente de outras, à grande transformação social, que então se operou com a Abolição. Historiadores ainda afirmam, que foi na Fazenda Ibicaba (Vila de Limeira), empregado o arado pela primeira vez, no plantio do café, em todo o Brasil.
Uma visita ao Ibicaba proporciona uma autêntica viagem no tempo, onde você encontrará um importante conjunto histórico- arquitetônico, formado pela sede centenária (construída por membros da família Levy, que ali chegaram como colonos em 1857 e tornaram-se proprietários arrematando-a em hasta pública em 1889). Hoje a propriedade pertence à Família Carvalhaes. O turista fica deslumbrado com a capela, dotada de altar em madeira, senzala, torre do relógio, terreiros, tulhas e aquedutos construídos por escravos e imigrantes.Fundada em 1817, pelo Senador Vergueiro, a fazenda foi durante um período, a maior produtora de café do Brasil.
Enquanto a maioria das fazendas de café têm estilo colonial, são belas e amplas, porém, sem maior criatividade, o Solar da Morro Azul, se destaca pela excelência de seu projeto arquitetônico e sua forma apalacetada, sendo a única sede rural brasileira com azulejos, portugueses e ingleses, utilizados na decoração de sua fachada. No processo de tombamento, ocorrido em 1973, comandado pelo pesquisador, Arlindo de Salvo, foi considerada como, "Talvez o mais requintado exemplar de fazenda do Século XIX".Por ter hospedado, duas vezes o Imperador Pedro II, é conhecida na região, como a Fazenda do Imperador, mais precisamente, como Casa de D. Pedro.Na área externa o visitante se deliciará com um riacho de pedras, a floresta com seu centenário jequitibá, a gruta construída pelos escravos e um magnífico conjunto de salas de banho, constituindo as Ruínas das Termas do Imperador. A Fazenda Morro Azul, está aberta para visitações, previamente agendadas, para grupos organizados, com opção para serviço de restaurante. Os passeios, serão acompanhados por guias ou por pessoas ligadas à família proprietária.
Endereço:Rodovia Limeira-Iracemápolis
Telefone:+55 (11) 3107-8490
E-mail: orcesi.advogados@uol.com.br
Site:http://www.fazendamorroazul.com.br/