A história do Planetário de Campinas, é integrante do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC), criado por convênio entre a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp, a Funcamp e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi inaugurado em 28 de outubro de 1987, tendo atendido nestes quase 15 anos de atividades cerca de 400.000 pessoas. Sua cúpula interna, uma estrutura de forma piramidal, possui 8 metros de diâmetro. Em seu centro encontra-se o principal equipamento, um planetário Zeiss ZKP2. No Planetário de Campinas são realizadas várias atividades diárias dirigidas a escolas e outras instituições, professores, estudantes e público: sessões, descobrindo o universo, descobrindo o sistema solar e outras. Realizam-se também cursos, palestras, seminários, exposições, atividades de observação astronômica e encontros sobre planetários e ensino de astronomia.
O Planetário de Campinas é, segundo seu coordenador, Romildo Póvoa Faria, uma máquina que reproduz com perfeição o céu de qualquer lugar do mundo, desde Campinas até o Pólo Sul, podendo também simular o céu do passado e do futuro. O equipamento é capaz de simular viagens intergalácticas, pelo sistema solar ou para qualquer outro planeta. As apresentações didáticas e acessíveis ao público leigo são acompanhadas por fundo musical e narradas por um planetarista.
Localizado no Parque Portugal: Av. Heitor Penteado,S/N - entrada preferencial: portão 7, próximo ao Ginásio de Esportes.
Informações pelos Telefones: + 55 (019)3252-2598 e 3253-3900 / Fax. : +55 (019) 3252-2598